Ao possuir alguma preocupação com relação à sua saúde emocional ou associada à mente é preciso buscar ajuda.
Mas, com qual profissional? Você sabe determinar a diferença entre psicólogos e psiquiatras?
Muitas pessoas ainda confundem psiquiatria com psicologia. Embora sejam especialidades bem parecidas, cada uma delas tem suas particularidades, com diferentes exigências de formações e conhecimentos.
Apresentamos a seguir tudo o que é preciso saber para decidir qual é o profissional indicado para você.
Qual é o mais indicado para você: Psicólogo ou Psiquiatra?
Para tornar mais fácil o entendimento de como ambas as áreas atuam, vamos ver a partir de agora as principais diferenças entre o papel do psicólogo e do psiquiatra no desenvolvimento da saúde mental dos pacientes.
Ambos são treinados para ajudar um indivíduo que apresenta problemas de saúde mental e psicológica, providenciando meios para contornar a situação.
Tudo começa com a formação
A formação acadêmica é diferente para cada um dos profissionais.
- Psicólogos possuem graduação em Psicologia, e seu estudo abrange a mente e o comportamento humano. A área possui amplo treinamento voltado às terapias e aconselhamento.
- Psiquiatras possuem graduação em Medicina e depois mais dois ou três anos em residência de Psiquiatria. O estudo da psiquiatria é voltado às condições mentais patológicas, adquiridas ou hereditárias.
INDEPENDENTE DE QUAL PROFISSIONAL ESCOLHER, NÃO HESITE EM BUSCAR AUXÍLIO
Cada caso é um caso, psiquiatras e psicólogos podem tanto trabalhar em aspectos diferentes da sua vida quanto em conjunto.
Por exemplo, quem possui TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode beneficiar-se da medicação fornecida pelo psiquiatra, e também encontrar suporte psicológico e emocional junto a um psicólogo.
De qualquer forma, se existe primariamente a preocupação de que algo não está indo bem, o importante é buscar ajuda. Procure um profissional idôneo e que esteja credenciado junto aos órgãos competentes ligados a cada uma das classes.